03 Outubro 2011
Amanhã, dia 04 de outubro, comemora-se o Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Endemias, também conhecido como agente sanitarista. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) conta com o trabalho de mais de quatro mil profissionais desta área. Reconhecendo a importância deles, a SMS parabeniza a todos os agentes de saúde e sanitaristas, que tanto contribuem para melhorar a saúde da cidade.
O trabalho do agente comunitário de saúde é fundamental para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, pois ele reside na microárea onde é lotado, conhecendo de perto as demandas da população e favorecendo uma relação mais estreita dos moradores com outros profissionais e unidades de saúde. Ele representa o principal elo entre a comunidade e os serviços de saúde. O agente de saúde atua junto às equipes do Programa de Saúde da Família e Comunidade (PSF) com a função de conhecer a realidade da população no que se refere a aspectos socioeconômicos, demográficos, culturais e epidemiológicos, identificando problemas de saúde mais comuns e os riscos de exposição a doenças.
O agente comunitário de saúde foi incorporado às equipes do PSF pelo Ministério da Saúde em 1991. Em Fortaleza, a implantação aconteceu a partir de 1998 com contratação de profissionais de forma terceirizada via cooperativas e apresentando baixa cobertura populacional pelas equipes. Em 2006, já no governo da prefeita Luizianne Lins, foi realizada a primeira seleção pública para provimento de emprego público de agente comunitário de saúde no município. Nos últimos quatro anos, foram convocados 3.082 agentes, 2.589 deles hoje em atividade, o que coloca Fortaleza entre as cinco capitais com maior número desses profissionais.
Até 2005, Fortaleza tinha 101 equipes do Programa Saúde da Família e 14,5% das famílias atendidas. Hoje, são 320 equipes e uma cobertura de 43% da população. Em todas as unidades básicas da capital há equipes de saúde da família, incluindo o agente comunitário de saúde.
Já o agente de endemias ou agente sanitarista exerce um trabalho imprescindível para diminuir a incidência de doenças na cidade. Ele atua no controle da dengue, leishmaniose visceral (calazar), leptospirose, raiva e doença de Chagas; combate a proliferação de baratas, cupins e escorpiões; e realiza o monitoramento de 43 canais. Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho feito pelos agentes sanitaristas, apenas em agosto foram dois milhões de visitas domiciliares, 31 mil visitas a pontos estratégicos (borracharias, oficinas mecânicas, sucatas, cemitérios e canteiros de obras), 16 mil visitas a locais de difícil acesso, nove mil vedações de caixas d'água e 99 mil pneus recolhidos.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
A Prefeitura de Fortaleza conta hoje com 1.581 agentes sanitaristas em atividade. A seleção pública de 1.500 agentes, em 2006, acabou com a terceirização nesse setor, promovendo de forma definitiva a regularização da profissão no âmbito municipal.
Para facilitar o trabalho dos agentes sanitaristas e a identificação desses profissionais pela população, oferecendo mais segurança aos moradores diante da visita domiciliar realizada por eles, a Prefeitura de Fortaleza entrega fardamento completo a cada um. O fardamento é importante também para promover economia com vestuário pelos agentes.
Homenagem aos agentes sanitaristas e comunitários de saúde
Fonte: http://www.sms.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108:homenagem-aos-agentes-sanitaristas-e-comunitarios-de-saude&catid=3:destaque-principal
Nenhum comentário:
Postar um comentário