CSF César Cals



Centro de Saúde Cals de Oliveira

César Cals de Oliveira Filho (Fortaleza, 30 de dezembro de 1926Fortaleza, 10 de março de 1991) foi um militar, engenheiro, empresário e político brasileiro que foi indicado governador do Ceará em 1970 pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, sendo que 2 anos depois em 27 de março de 1972, foi construída e equipada pela Saúde do Ceará, a Unidade Sanitária César Cals de Oliveira, sendo o Secretário de Saúde Lúcio Alcântara e o Prefeito de Fortaleza na época era Vicente Cavalcante Fialho sua gestão foi de 1971 a 1975; atualmente é administrado e mantido pela a Prefeitura Municipal de Fortaleza no bairro Alto da Balança na avenida Capitão Aragão 555.
Em 15 de Março de 2003, na gestão do prefeito Juraci Magalhães o centro de saúde da família foi reformado e reinaugurado.
Na gestão Fortaleza Bela da prefeita Luizianne Lins foi ampliando o quando de ACS e o PSF, hoje o Centro de Saúde César Cals de Oliveira tem 39 anos e atende uma média 600 pessoas por dia, funcionando de 6 horas da manhã às 21 horas, inclusive sábados e domingos em sistema de pronto atendimento.
Na Unidade estão cadastradas 5 equipes de PSF, que são responsáveis pela cobertura de 39% da população da Aerolândia. Dispõe de serviços especializados como: clinica geral, pediatria, ginecologia, dermatologia, fisioterapia.
Um quadro de funcionários formado por 35 ACS, 6 enfermeiras, 5 profissionais do NASF, 6 médicos PSF, 2 ginecologistas, 4 pediatras, 2 médicos clínico geral de 20 horas que atendem a população de áreas descobertas, 4 cirurgiões dentista, 3 fisioterapeutas, 1 dermatologista, 1 farmacêutico, 8 auxiliares de enfermagem, 1 agente administrativo, 1 auxiliar de saúde, 7 serviço gerais e tem como coordenador atual(2011) e interino(provisório) José Reginaldo Henrique da Silva.
A unidade de saúde funciona atualmente nos 3 turnos manhã, tarde e noite, sendo que a noite dispõem de 3 médicos e 3 enfermeiras, que atendem em caráter de emergência.
O Objetivo do posto César Cals de Oliveira é: investigar a acessibilidade aos serviços de saúde e levantar dados epidemiológicos na área de abrangência a fim de propor mudanças no territórialização do centro de saúde. Nossa área de abrangência inclui os bairros Aerolândia e Alto da Balança, fazemos divisa com SER IV e a SER II, Todas as micro áreas de risco 1 estão cobertas por equipe de saúde da família.







Trabalho de pequisa realizado por Reginaldo, Elane, Keila, Ione, Erivalda, Andréa e Thiago, durante o curso de formação de ACS 2011.

Saiba mais >>